" Sou feliz por ser mãe de MATEUS " Chirley

quarta-feira, 30 de março de 2011

Semana da Alimentação saudável

Olá pessoal, estamos comemorando em todas as escolas da rede municipal da nossa cidade a SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Aí está toda a programação do que já realizamos e o que ainda realizaremos nesta semana.

Escola Municipal Professor Paulo Freire
 Coordenação Pedagógica: Helena Cristina e Carla Vidal
Equipe Gestora: Chirley, Joselita e Maria Inêz.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
28 a 31 de março de 2011



JUSTIFICATIVA

        A escola, enquanto espaço de formação, constitui-se um ambiente integrador, promotor de meios que facilitam a inserção dos escolares na sociedade e o desenvolvimento desta, respeitando a cultura e a singularidade dos indivíduos. Sendo assim, a escola é também responsável pela formação dos hábitos alimentares dos escolares,  que se processa de modo gradual e sofre as mais diversas influências sociais, culturais e comportamentais. As questões acerca da alimentação perpassam todas as áreas do conhecimento e precisam ser discutidas de forma integral, por meio da articulação entre as diversas disciplinas curriculares, a fim de estimular a integralidade do ensino, a interdisciplinaridade e a promoção da educação para a saúde.
       Para promover práticas alimentares saudáveis é necessário garantir o abastecimento de alimentos de qualidade em quantidade adequada; o acesso universal aos alimentos  produzidos, sem comprometer a outras necessidades essenciais e respeitar as diversidades culturais alimentares, desde que sejam econômica e ambientalmente sustentáveis. Uma alimentação saudável é uma alimentação variada e colorida, que faz uso de todos os grupos de alimentos (como cereais, frutas, hortaliças, leguminosas, leite e derivados, carnes e ovos) em suas proporções apropriadas, utilizando a trilogia “frutas, legumes e verduras” de forma rotineira.É importante destacar que a alimentação saudável em conjunto com a atividade física, são fundamentais para a saúde e a qualidade de vida, para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, e quando esse cuidado não ocorre, podemos adquirir doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

OBJETIVOS
·         Estimular os escolares a adquirir hábitos saudáveis/adequados de alimentação;
·         Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
·         Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade e de outras doenças;
·          Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos.
·          Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
·          Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos e suas funções;
·          Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
·          Observar as cores e perceber os sabores e texturas dos alimentos;
·          Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·          Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

Sugestões de Atividades
Para todas as turmas!

·         Verificar os conhecimentos prévios dos alunos e alunas sobre o tema;
·         Apresentar o alimento “in natura” em sala de aula para sua observação e exploração;colocar numa caixa, algumas frutas, legumes, verduras e hortaliças. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolham algo da caixa e através do olfato e do tato, descubram o que tem nas mãos.  Discutir com os alunos os benefícios dos alimentos.
·          Discutir os procedimentos de lavagem e higienização dos alimentos com os alunos. Conversar sobre a importância de utilizar a solução clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água potável) para higienizar esses alimentos. 

TURMAS : 1º e 2º ANOS
·         Trabalhar o gênero textual LISTAS :Construção de lista de frutas, legumes, verduras...
·         Ordenar as listas alfabeticamente;
·         Identificar as vogais e consoantes das palavras
·         Produção de cartaz com rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis;
·         Classificar os alimentos por cores
·         Jogo de Dominó : Relacionar a figura à palavra
·         Cruzadinha de alimentos.

TURMAS: 3º ANOS
·         Trabalhar o gênero textual RECEITAS: Providenciar recortes de receitas de comidas , de  preferência  as que tenham gravuras.
·         Recortar várias receitas de comidas e suas respectivas gravuras. Colar tudo em pedaços de cartolina para que os alunos possam manusear melhor o material. Você terá, por exemplo, 10 retângulos com receitas coladas e 10 retângulos com as respectivas gravuras ( coloque o título da receita na parte da escrita, deixando nos retângulos apenas gravuras).
·         Pedir que os alunos levem receitas para a sala de aula: receitas que venham em embalagens de produtos, caderno de receitas manuscritas da mãe, da avó...( com a autorização do responsável), receitas de revistas, receitas inventadas por eles mesmos e etc.
·         Explorar o valor nutricional dos alimentos utilizados nas receitas;
·         Explicar a estrutura de uma recita.
·         Se possível passe algum vídeo de receitas que passam nos programas de TV.
·         Apresentar ao  grupo uma gravura de comida do material que você preparou.( Uma receita fácil de preparar). Peça que façam, conjuntamente, uma análise da gravura e depois  que escrevam coletivamente uma receita para a gravura.
·         Preparar a receita passo a passo para degustação em sala de aula.

TURMA: 4º ANOS

·         Trabalhar o gênero TEXTOS INFORMATIVOS: Realizar pesquisas sobre os grupos de alimentos necessários a uma boa alimentação. (se possível com gravuras)
·         Expor essas informações em pequenos painéis
·         Montar um painel classificando as gravuras segundo os grupos apresentados, discutindo a importância do equilíbrio no consumo destes grupos.
·         Estimular um concurso de produção de textos sobre temas ligados à alimentação saudável .Pedir que em grupo os alunos criem um cardápio  para um dia completo ( café da manhã- lanche-almoço-lanche-janta- lanche), utilizando os grupos de alimentos estudados. Ao terminarem os grupos irão ler seus cardápios para toda a sala.

TURMA: 5º ANO

·         Trabalhar o gênero TEXTOS INFORMATIVOS: Realizar pesquisas sobre o uso terapêutico das frutas. Explicar sobre a  importância e o  valor nutritivo de cada uma, pois, são muito necessárias ao organismo porque fornecem os minerais e as vitaminas, que regulam o funcionamento do corpo, protegendo-o contra as doenças.
·         Pedir que os alunos montem uma tabela comfrutas, nutrientes presentes e principais funções terapêuticas.
·         Criar um folder informativo sobre o valor medicinal das turmas.

TURMA:EJAs

·         Trabalhar o gênero textual LISTAS :
·         Montar um mini-supermercado com gravuras, rótulos e embalagens de alimentos saudáveis e não saudáveis;
·         Fazer uma  lista de compras com exemplos de boa e má alimentação;
·         Trabalhar com pesquisa de preço de alimentos e  realizar operações de adição e subtração com base nos preços obtidos;
·         Observar as informações contidas nas embalagens de produtos;
·          Realizar pesquisa sobre doenças decorrentes da má alimentação (obesidade, hipertensão, diabetes).


PRODUTO FINAL : 31/03/11

I MOSTRA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Saberes e sabores para uma vida saudável !

Programação

OBSERVAÇÕES:
·         Em cada turno, cada turma deverá organizar seu estande para apresentar suas produções.  A MOSTRA será aberta à comunidade.
·         Será entregue posteriormente, o cronograma de palestras educativas.

PROGRAMAÇÃO

Gestão: Abertura
Coordenação Pedagógica: Apresentações artísticas

Professores(as): Produto Final  dos alunos nos estandes.

1º ano: Apresentar carinhas de bonecos feitas com alimentos.
2º anos: Painel com  rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis / Bandejas com os alimentos mostrados nos rótulos / Apresentar jogos de dominó,
3º anos: Apresentar cadernos de receitas confeccionados pelos alunos / escolher uma receita para preparar e degustar.
4º anos : Apresentação da Pirâmide Alimentar e seus grupos / Apresentação dos cardápios criados pelos alunos.
5º ano: Apresentação de uma mesa de frutas com seus valores terapêuticos / Entrega de um folder informativo.
EJAs: Apresentação de uma mesa de frutas / preparação de uma salada de frutas / degustação selv-service.

DICA PARA SE MANTER SAUDÁVEL!
Comer é um ato social!  "Coma como um rei no café da manhã, como um príncipe no almoço e como um mendigo no jantar"
        Michael Pollan /  Porta-voz da alimentação saudável.

Para TODOS e TODAS uma SEMANA SABOROSA, recheada de SABERES!
Equipes Gestora e  Pedagógica





A Escola Paulo Freire
Com grande emoção
Vem te convidar
Pra I MOSTRA DE ALIMENTAÇÃO
Aqui se ensina a ler
E também a comer
Pra saúde promover!

Data: 31/03/11
Local: Refeitório
Horários: Manhã, tarde e noite




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