" Sou feliz por ser mãe de MATEUS " Chirley

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Curso Mídias na Educação


Bom pessoal, como toda educadora estou sempre me atualizando! No momento estou fazendo o Curso Básico de Mídias na Educação. Estou no Módulo Rádio. É um curso fascinante!!!
Aqui postarei o último trabalho que fizemos no módulo tv e vídeo. É um roteiro para a produção de um vídeo!


UFPB – Universidade Federal da Paraíba
Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – 3ª Oferta
Tutora: Monalisa Porto Araújo
Alunos: Chirley de Souza Sales Martins
Inaldo Lopes de Andrade
Silvana Maria Sampaio Camurça

Unidade 02 – Módulo 03

Atividade: Elaborar um roteiro para a produção de um vídeo.



Tema: Rio Jaguaribe : Da nascente a foz , a agonia pela sobrevivência


ETAPAS DO ROTEIRO

IDÉIA
STORY-LINE
SINOPSE
A partir de uma pesquisa desenvolvida em sala de aula sobre o Rio Jaguaribe que corta a cidade de João Pessoa sistematizar os conhecimentos produzindo um vídeo documentário.
Os alunos em grupo deverão pesquisar sobre como o rio era antes de ser totalmente poluído, seu curso de 21km , nascente, margens ,curso e foz , analisar como estas partes se encontram agora, fazendo um levantamento fotográfico através de aula de campo e registrar posteriormente com apresentação em sal a do que foi pesquisado dando suas conclusões sobre o assunto .
Documentário resultante de uma pesquisa realizada por alunos orientados pelo professor sobre a atual situação em que se encontra o Rio Jaguaribe em João Pessoa mostrando todo o seu curso , partes visíveis e partes submersas ou quase canalizadas, nascente e foz e reflexões sobre as causas e conseqüências desse estado em que se encontra o rio e problemas que isso causa à população , principalmente àquelas que estão próximas de suas margens.

ESTRUTURA (1)
ROTEIRO
Cena 1 – Nascente do Rio Jaguaribe no Conjunto Esplanada próximo a antiga três Lagoas. Alunos falando sobre a situação em que se encontra a nascente do rio e o que isso causa.
Cena 2 – Foz do Rio na divisa das praias do Bessa e Intermares.
Cena 3 – Alunos mostrando o mapa de João Pessoa e o percurso do rio da nascente a foz ( simulação com efeitos gráficos em computador) indicando com cores diferentes as partes que são visíveis e as partes que estão quase canalizadas ou submersas ao solo da cidade.
Cena 4 – Mata do Buraquinho – alunos mostrando a parte do rio que está com tratamento de despoluição como forma de preservar a reserva florestal da Mata do Buraquinho. Entrevista com guarda florestal explicando o trabalho preventivo e repressivo que eles fazem para manter a existência do rio.

Cena 5 – Bairro de São José – local onde sofrem a população devido as cheias do rio.Entrevista com moradores contando toda problemática causada pela degradação do homem em relação ao rio.
Cena 6 – Foz do rio na divisa das praias Bessa e Intermares. Finalizando com reflexões e propostas de soluções para a revitalização do rio.
EXTERIOR. DIA BR 230 Conjunto Esplanada ( descida na lateral do posto de gasolina )
Alunos andando em direção a nascente e de fundo uma música e voz de outro aluno narrando sobre o local( como era antes e como está agora)
EXTERIOR. DIA : Divisa dos municipios de João Pessoa (Bessa) e Cabedelo (Intermares). Alunos observam o desembocar das águas do rio indo se misturar com as àguas do oceano Atlântico
INTERIOR – AMBIENTE DA SALA DE INFORMÁTICA
ALUNOS (Pensativos)
Conversam entre si olhando o mapa de João Pessoa e percurso do rio da nascente a foz , enquanto um aluno explica para os demais as partes que são visíveis e as partes que estão quase canalizadas ou submersas ao solo da cidade.
EXTERIOR. DIA MATA DO BURAQUINHO
A mata está calma. As árvores balançam. Os alunos caminham admirados e observando tudo ao redor. Chegam ao rio e um dos alunos mostra a parte que está com tratamento de despoluição como forma de preservar a reserva florestal da Mata do Buraquinho.
GUARDA FLORESTAL: Olá queridos alunos! Vocês querem conhecer o nosso trabalho preventivo e repressivo para mantermos a existência desse rio?
ALUNOS (animados): Sim!!!
O Guarda florestal faz sua explicação.
EXTERIOR. DIA BAIRRO SÃO JOSÉ
Cenas do bairro e seu entorno
Cenas do bairro em época de chuva e o rio invadindo as casas( poderá ser cenas fotográficas de arquivo de jornais ou internet)
INTERIOR. DIA RESIDÊNCIA DE UM MORADOR
Um dos alunos entrevista o dono da casa sobre as cheias do rio. A entrevista deve focalizar toda a problemática resultante do aterro de partes do rio e conseqüências das enchentes para a população do bairro de São José.
Logo em seguida outro aluno faz a explicação de como o homem degrada o rio e o que pode ser feito para mudar esta realidade.
FOZ DO RIO NA DIVISA DAS PRAIAS BESSA E INTERMARES.
Alunos em círculo colocando suas propostas de soluções para a revitalização do rio.


ROTEIRO DECUPADO

CENA
PLANO
IMAGEM
SOM
01
01
EXTERIOR. DIA BR 230 PS Conjunto Esplanada
( descida na lateral do posto de gasolina ) PP alunos e professores descendo o ônibus

Ambiente
02
TRAV. A câmera acompanha os alunos andando em direção a nascente.
ALUNO: narrando sobre o local como era antes e como está agora
02
01
A câmera faz uma PAN da FOZ DO RIO (divisa das praias do Bessa e Intermares), pegando do rio e abrindo em direção ao horizonte no oceano Atlântico.

Ambiente
03
01
INTERIOR, SALA DE MAPAS
CLOSE NOS ALUNOS
(Pensativos)
Conversam entre si olhando o mapa de João Pessoa e o percurso do rio da nascente a foz.
ALUNO: Descreve no mapa o percurso do rio da nascente a foz, enquanto os outros alunos escutam.
04
01
EXTERIOR, MATA DO BURAQUINHO, Câmera dá uma PAN na entrada da reserva florestal, TRAV acompanhando a entrada dos alunos na reserva MATA DO BURAQUINHO.
Ambiente
02
EXTERIOR, MATA DO BURAQUINHO, Close em um dos ALUNOS, PAN na MATA DO BURAQUINHO, PM os demais ALUNOS.

ALUNO: Fala como está sendo o tratamento de despoluição para preservar a reserva florestal da Mata do Buraquinho.
03
EXTERIOR, MATA DO BURAQUINHO CLOSE GUARDA FLORESTAL: PM GUARDA FLORESTAL, PS Rio Jaguaribe

GUARDA FLORESTAL: Olá queridos alunos! Vocês querem conhecer o nosso trabalho preventivo e repressivo para mantermos a existência desse rio?
05
01
EXTERIOR ,Bairro de São José, DIA, PAN DO ALTO DA FALÉSIA PEGANDO TODO O BAIRRO DE SÃO JOSÉ E MANAÍRA ATÉ O BESSA
Ambiente
02
EXTERIOR. DIA, BAIRRO SÃO JOSÉ
RESIDÊNCIA DE UM MORADOR, PP CASA DO MORADOR,

Ambiente
03
INTERIOR. DIA, BAIRRO SÃO JOSÉ
RESIDÊNCIA DE UM MORADOR, PP MORADOR,

ALUNO: Entrevista morador sobre toda problemática causada pela degradação do homem em relação ao rio.
06
01
EXTERIOR. DIA, FOZ DO RIO
na divisa das praias Bessa e Intermares. PAN DA FOZ DO RIO, PM O RIO, PS ALUNOS,
ALUNOS : Finalizam com reflexões e propostas de soluções para a revitalização do rio.

Possibilidades pedagógicas do uso do roteiro e da elaboração do vídeo em sala de aula:

Trabalhar com a Pedagogia de Projetos desenvolve inúmeras habilidades e competências em nossos alunos além de tornar aprendizagem mais significativa.
O roteiro e elaboração de vídeo como culminância de um projeto pedagógico desenvolvidos pelos alunos mediados pelo professor trabalha, as competências do aprender a fazer, do aprender a aprender, do aprender a conviver e do aprender a ser.
Segundo Dewey (1859-1952) – o ensino deve basear-se na AÇÃO, e não na instrução; a escola deve estar ligada à vida e aos problemas da comunidade em que está inserida, o conhecimento não é “gratuito”, está sempre interessado nos objetivos que possam ser alcançados.
O trabalho com projetos deve ter as seguintes características:
• deve girar em torno de algo que é, ao mesmo tempo, de interesse da classe e da comunidade local;
• é algo que envolve toda a classe ou grupos de alunos. Também deve envolver pessoas fora da sala e da escola;
• deve envolver trabalho manual e intelectual;
• exige um ensino globalizado (todas as disciplinas se voltam para a resolução dos problemas que surgem durante o desenvolvimento do projeto);
• deve desenvolver a capacidade dos alunos de buscar informação/ “aprender a aprender”.